<

TRATAMENTOS

Crossmatch – Saiba o Que É

Na gravidez normal um tipo especial de atividade imunológica se desenvolve na mulher que desliga a rejeição imune no seu útero. Isto impede a rejeição do feto e da placenta e auxilia o crescimento e desenvolvimento fetal. Se o sistema imunológico da mulher não compreende a mensagem e não protege o feto, camuflando-o, a gravidez não se desenvolve ou resulta em aborto. Esta falha em estabelecer a gravidez muitas vezes indica uma resposta autoimune ou uma alergia que a mulher desenvolve em relação ao feto ou às células da placenta. Esta alteração imunológica freqüentemente se associa com complicações para o feto e a mãe se a gravidez ocorre sem tratamento imunológico.

Um dos exames que comprovam a existência ou não desse “fator protetor da rejeição materna ao feto” é o exame de Crossmatch, onde são utilizadas amostras de sangue da paciente e de seu companheiro.

Esse tipo de investigação e de tratamento é bastante questionado na literatura médica, mas alguns profissionais de saúde ainda o realizam.